Na Integrare, cada aula representa uma lição para toda a vida.

Nossos cursos são reconhecidos pela ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar e da ATF/RJ (Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro). 

Oferecemos vários módulos durante o ano. Para maiores informações ligar para (21) 3388-58788 ou (21) 99111-1896. Endereço: Avenida das Américas 3200, sala 102.

TERAPIA
FAMILIAR
SISTÊMICA

Curso Formador com o selo de reconhecimento concedido pela Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro (ATF/RJ) e reconhecido pela ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar). É um curso teórico/vivencial em Terapia Familiar Sistêmica integrando as abordagens Psicanalítica e Psicodramática bem como  as mais atuais e modernas teorias e práticas para auxiliar os clientes que nos procuram.

O aluno aprende a utilizar o GENOGRAMA, um instrumento importantíssimo para se ter um olhar completo sobre a família de cada um, tanto sua história passada  (com crenças, valores, mitos, etc...),  quanto no seu momento atual.  Nesse módulo, os alunos são apresentados à visão sistêmica, à teoria da comunicação, bem como à visão transgeracional de Bowen e à transmissão multigeracional da família.

FAMÍLIA DE ORIGEM DO TERAPEUTA (FOT) 

Abordamos a Teoria e a Prática  da Terapia de Casal. Ensinamos as principais formas de atendimentos para a resolução de conflitos dos casais (inclusive sexuais)  que nos procuram. Além de utilizar o GENOGRAMA CRUZADO que ajuda na  compreensão da escolha (ou a não escolha) do cônjuge bem como todas as escolhas que são feitas conscientes e/ou inconscientemente.

FAMÍLIA ATUAL DO TERAPEUTA (FAT) 

Abordamos as questões sexuais  conflitivas que atormentam tantos seres humanos na atualidade (e desde sempre) tais como: Vaginismo, Impotência Sexual, Frigidez, Anorgasmia, Disfunção Erétil, questões relativas a identidade de Gênero (LGBTQ+) ... entre muitas outras. Os transtornos sexuais podem aparecer como sintoma da disfunção do casal. Eles são estudados à  luz da Terapia  Sistêmica bem como da visão Médica e Psicológica. 

A SEXUALIDADE NA TERAPIA DE CASAL E FAMILIA

Novo Casal, Nascimento dos Filhos, Adolescência (em crise, crise de adolescência  ou adolescência catastrófica?) Importância dos Rituais e Cerimônias nas diversas fases da vida, Síndrome do Ninho Vazio, Separação, Divórcio, Mediação, Pós-divórcio e Recasamento, Maturidade, Envelhecimento e morte.... Focamos em todas as fases do ser humano  apontando para os respectivos ganhos e perdas.

CICLO VITAL 
COMO LIDAR?

Esse módulo/curso introduz o aluno na Filosofia e Metodologia Moreniana demonstrando a importância da Espontaneidade e Criatividade não só na clinica mas na vida de uma forma geral. São apresentadas também várias técnicas de ação muito úteis para serem usadas nos atendimentos individuais, de  casais, famílias e grupos.

PSICODRAMA
APLICADO PARA CASAIS E FAMÍLIA 

Principais conceitos: inconsciente, recalque, pulsão, libido, narcisismo entre outros.

O manejo da transferência, ressonância e transversalidade.  Psicopatologia psicodinâmica. Inconsciente Transgeracional,  a herança vincular. A novela familiar do neurótico (segundo Freud). A teoria Winicottiana da Familia. Casos clínicos

NOÇÕES DE
PSICANÁLISE 

Aprender a psicodinâmica dos distúrbios que são apresentados em nossa clínica, como Transtorno Bipolar, depressões, fobia, TOC e outros. Os alunos saberão como lidar com esses pacientes sozinhos ou com equipes multidisciplinares.

NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA

A Integrare oferece Supervisões Clínicas em grupo e individuais a fim de sanar dúvidas e dificuldades nos atendimentos clínicos. Essas supervisões não são exclusivas aos alunos dos cursos, mas a todos que gostariam de ter um outro olhar sobre seu trabalho para enriquece-lo de uma forma ou de outra.

SUPERVISÕES CLINICAS: INDIVIDUAIS, EM GRUPO E EM EQUIPES REFLEXIVAS 

O Genograma é um instrumento poderosíssimo que mostra uma “radiografia” de nossa árvore genealógica onde aparecem valores, crenças, mitos, lendas... que podem tanto nos enriquecer quanto nos limitar, sem que nos demos conta. Aprender a utiliza-lo tanto individualmente quanto para nossos pacientes e família contribui e muito na resolução de sintomas, conflitos e problemas familiares

GENOGRAMA 

O aluno terá a oportunidade de aprender várias formas de atendimento que o auxiliarão em sua clínica. Entre elas Psicanálise, Terapia Familiar Sistêmica (com várias visões... da psicodinâmica ao construtivismo), Psicodrama, Gestalt, TCC, Psicologia Positiva, Neurosemântica, Neurolinguística e outros.  

DIVERSAS FORMAS DE ATENDIMENTO